Por que você deve realizar uma inspeção  

Quando você compra ou vende um imóvel, você deve dispor dos serviços de um inspetor predial profissional.

A inspeção do imóvel  irá verificar todos os aspectos que fazem parte da construção, como por exemplo:

  • Elementos estruturais, fundações, alicerces etc.
  • Instalação hidráulica
  • Telhado
  • Instalação elétrica
  • Condições de acabamento, pintura, parte externa, etc.

Se você estiver adquirindo um imóvel deve saber exatamente o que está comprando. Uma verificação do imóvel realizada por inspetor profissional, irá revelar quaisquer problemas que se achem ocultos no imóvel, assim esses problemas podem ser tratados ANTES que a negociação seja concluída. Você deve solicitar uma inspeção no momento em que fizer uma oferta formal. Certifique-se que o contrato seja condicionado à  inspeção. Em seguida, contrate o seu próprio inspetor e examine cuidadosamente o relatório de inspeção. Se você não se sentir seguro em relação aos pontos encontrados, você deve cancelar o negócio.

Da mesma forma, se você estiver vendendo um imóvel, você gostará de saber acerca de possíveis problemas ocultos antes que seu imóvel seja colocado à venda no mercado. Quase todos os contratos incluem uma cláusula em que o contrato está condicionado a uma inspeção satisfatória. E a maioria dos compradores irá insistir para que a vistoria seja realizada por um inspetor de imóveis profissional, normalmente contratado por eles. Se o inspetor que representa os compradores encontrar algum problema, isso fará com que o comprador se mostre relutante e normalmente a negociação não se concretiza. Na melhor das hipóteses,  o surgimento de problemas descobertos pelo inspetor dos compradores irá causar atrasos no fechamento do negócio e normalmente você terá que pagar por reparos de última hora ou obter um preço menor pelo seu imóvel.

É sempre melhor contratar sua própria inspeção antes de colocar o imóvel à venda no mercado. Descubra quaisquer problemas ocultos e procure corrigi-los antecipadamente. Caso contrário, você pode ter certeza que o inspetor dos compradores encontrará esses problemas e no pior momento possível.